Planejamento de Atividade
Escola: EMEF“Luíza Grimaldi”
Série: 6ª 'A' Data: Maio/2012
Duração: 4 aulas de 50 minutos cada.
Município: Itarana
Disciplina: Matemática
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Números Inteiros
Justificativa:
Os números fazem parte do nosso dia a dia e se apresentam como ferramenta exatas para resolver problemas reais desde uma conta simples a uma conta mais séria. Além disso, facilitam capacidades como resolver problemas e analisar processos e resultados existentes nas relações comerciais.
Objetivos:
- Conhecer os números negativos e positivos e sua aplicação no cotidiano;
- Compreender o significado do números positivos e negativos;
- Realizar corretamente as operações de adição e subtração envolvendo números inteiros;
- Compreender que cada inteiro possui um único simétrico , ou oposto , e localizá-lo corretamente na reta numérica;
- Pesquisar os gastos diários (em reais);
- Elaborar gráficos no software Calc (Planilha Eletrônica).
Desenvolvimento:
- Trabalhar o conteúdo de números inteiros da apostila Renovar;
- Executar as atividades propostas de números inteiros;
- Pesquisar durante uma semana os gastos diários (em reais);
- Organizar os dados da pesquisa;
- Representar no software Calc (Planilha Eletrônica), no laboratório de informática;
- Socializar e questionar os resultados obtidos na produção de tabela.
Recursos:
Lápis; Caderno; Papel Sulfit; Régua; Apostila Renovar e Laboratório de Informática.
Avaliação:
Avaliação se dará por meio de participação nas atividades, as contribuições dadas, a percepção da regra e também os exercícios resolvidos.
Referências:
BARBOSA, Sandra Lúcia Piola. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino e Aprendizagem das Operações como Números Inteiros. Disponível em: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1948-6.pdf>. Acesso em: 16 maio 2012.
Muito bom meninas!
ResponderExcluirÉ necessário que nossas crianças aprendam a computador gastos na prática e tendo a tecnologia como aliada no processo de ensino aprendizagem o ensino se torna mais eficaz
Parabéns pelo projeto!
Abraços!